MÉTODO VODDER
Na massagem de drenagem pelo método de VODDER, a drenagem linfática consiste de uma pressão LEVE, adaptada a determinados tipos de tecidos e patologias, feitas de forma lenta e repetitiva, onde não ocorre deslizamento sobre o tecido, e sim o empurrar e relaxar o tecido cutâneo, com duas diferentes fases de toque. Após isso existe um pequeno relaxamento da pressão em que nenhuma força é aplicada, mantendo-se apenas o contato. O sentido da drenagem depende sempre do sentido do fluxo linfático no tecido.
Na técnica de VODDER, a massagem sempre se inicia distalmente ao segmento, por exemplo, se a região drenada for a coxa, a técnica se inicia na região próxima aos côndilos femorais.
A técnica compreende a 2 procedimentos básicos:
1. Captação: este procedimento visa a captar a linfa do interstício para os capilares linfáticos.
2. Evacuação: consiste em eliminar a linfa que está dentro dos vasos linfáticos, transportando-a para a região linfonodal distante do local do edema, no sentido do fluxo linfático.
Alguns autores citaram os quatro movimentos básicos da massagem de drenagem linfática manual pelo método VODDER, que são:
CÍRCULOS ESTACIONÁRIO
TÉCNICA DE BOMBEAMENTO
TÉCNICA DE MOBILIZAÇÃO
TÉCNICA ROTATÓRIA
MÉTODO LEDUC
Leduc e Leduc descreveram manobras específicas para a execução de sua técnica onde os movimentos sempre se iniciam na região proximal do segmento a ser drenado. Usando o mesmo exemplo da drenagem da coxa, a massagem deve ser iniciada na região de raíz de coxa (próxima ao joelho).Essa técnica existe o deslizamento do tecido. As manobras consistem em:
CÍRCULOS COM OS DEDOS
CÍRCULOS COM OS POLEGARES
MOVIMENTO COMBINADO
PRESSÕES EM BRACELETE
DRENAGEM DOS GÂNGLIOS LINFÁTICOS
Oi, tem alguma referencia que eu possa citar? ou autor. obrigada
ResponderExcluirMais informações sobre os dois métodos
ResponderExcluir