Pilates, Treinamento Funcional, Fisioterapia e Estética

Pilates, Treinamento Funcional, Fisioterapia e Estética
Nosso objetivo é o seu bem estar!

quarta-feira, 21 de maio de 2014

DIFERENÇAS ENTRE AS TÉCNICAS VODDER E LEDUC DA DRENAGEM LINFÁTICA

MÉTODO VODDER

Na massagem de drenagem pelo método de VODDER, a drenagem linfática consiste de uma pressão LEVE, adaptada a determinados tipos de tecidos e patologias, feitas de forma lenta e repetitiva, onde não ocorre deslizamento sobre o tecido, e sim o empurrar e relaxar o tecido cutâneo, com duas diferentes fases de toque. Após isso existe um pequeno relaxamento da pressão em que nenhuma força é aplicada, mantendo-se apenas o contato. O sentido da drenagem depende sempre do sentido do fluxo linfático no tecido.
Na técnica de VODDER, a massagem sempre se inicia distalmente ao segmento, por exemplo, se a região drenada for a coxa, a técnica se inicia na região próxima aos côndilos femorais.
A técnica compreende a 2 procedimentos básicos:
1. Captação: este procedimento visa a captar a linfa do interstício para os capilares linfáticos.
2. Evacuação: consiste em eliminar a linfa que está dentro dos vasos linfáticos, transportando-a para a região linfonodal distante do local do edema, no sentido do fluxo linfático.
Alguns autores citaram os quatro movimentos básicos da massagem de drenagem linfática manual pelo método VODDER, que são:
CÍRCULOS ESTACIONÁRIO
TÉCNICA DE BOMBEAMENTO
TÉCNICA DE MOBILIZAÇÃO
TÉCNICA ROTATÓRIA

MÉTODO LEDUC

Leduc e Leduc descreveram manobras específicas para a execução de sua técnica onde os movimentos sempre se iniciam na região proximal do segmento a ser drenado. Usando o mesmo exemplo da drenagem da coxa, a massagem deve ser iniciada na região de raíz de coxa (próxima ao joelho).Essa técnica existe o deslizamento do tecido. As manobras consistem em:

CÍRCULOS COM OS DEDOS
CÍRCULOS COM OS POLEGARES
MOVIMENTO COMBINADO
PRESSÕES EM BRACELETE
DRENAGEM DOS GÂNGLIOS LINFÁTICOS




2 comentários: